Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

publicado 30/04/2015 18h28 | última modificação 08/07/2015 19h28

Fachada do campus Zé Doca

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca teve o seu funcionamento autorizado pela Portaria nº 1.969 / 2006 do Ministério da Educação. As atividades pedagógicas do campus foram iniciadas em sede provisória no Colégio Instituto Fundamental Brasileiro no município de Zé Doca/MA. Hoje, o campus está localizado em sede própria situada na Rua da Tecnologia, nº 215, Vila Amorim. Possui uma área territorial de 58.516 m² e 4.392,39 m² de área construída. Conta com infraestrutura dotada de ampla área de vivência, recepção, salas para a administração, laboratórios, salas de aula, sala de professores, salão de eventos, auditório e biblioteca. As dependências internas são todas climatizadas.

Atuando como agente formador no município de Zé Doca desde o ano de 2007, o IFMA, juntamente com a prefeitura local, identificou que a população da região é formada, em sua maioria, por famílias carentes, apesar do potencial do município. A cidade foi escolhida como Polo de Desenvolvimento pelo governo estadual com abrangência em dezoito municípios numa área de 25.654 km² e uma população de 261.378 pessoas, que hoje efetivamente recebem, com a implantação do IFMA Campus Zé Doca, a oportunidade da oferta contínua da Educação Técnica Profissionalizante e, consequentemente, maior perspectiva de desenvolvimento da região.

Continuamente, o Campus adequa suas ofertas de ensino, pesquisa e extensão às necessidades locais. Atualmente está ofertando os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Química, Licenciatura em Química e Matemática pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Análises Químicas, Bicombustíveis, Secretaria Escolar (PROEJA) e Gerenciamento em Unidades de Alimentação (PROEJA); além dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: Técnico em Alimentos, Técnico em Controle Ambiental e Técnico em Secretaria Escolar.

Fim do conteúdo da página