Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Biblioteca Machado de Assis
Início do conteúdo da página

Biblioteca Machado de Assis

publicado 05/05/2015 17h19 | última modificação 16/07/2021 16h12
Biblioteca Machado de Assis do Campus Zé Doca. Com mesas redondas e alunos ao redor delas cadeiras com alunos estudando. Ao fundo estantes de livros.

Biblioteca de Machado de Assis

A Biblioteca Machado de Assis teve suas atividades iniciadas em fevereiro de 2008. Desde então, vem atendendo não apenas aos servidores e alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mas também às pessoas da comunidade local e circunvizinha ao Campus Zé Doca.

Diretamente subordinada à Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE), a biblioteca tem como missão tratar, gerenciar e divulgar informação e conhecimento – fornecendo suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão e promovendo o desenvolvimento intelectual, social e cultural de alunos e servidores.


HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

  • Presencial:
  • Remoto:
    • Dias e horários – Segunda a sexta, das 8h às 18 h.
    • Serviços disponíveis – Nada consta, ficha catalográfica e acesso às bibliotecas virtuais gratuitas, serviço de referência ao usuário, levantamento bibliográfico, orientação em normas de trabalhos acadêmicos (ABNT), depósito legal de monografias, Teses e Dissertações, treinamento de usuários.
    • E-mail – biblioteca.zedoca@ifma.edu.br

SERVIDORES

 Contato: 98 9251-3463


ÁREA FÍSICA E CAPACIDADE DE ACOMODAÇÃO

A biblioteca possui uma área de aproximadamente 159m2, localizada no primeiro pavimento do Campus. Encontra-se dividida em dois ambientes no qual o primeiro encontra-se:

  • Serviço de referência,
  • Um computador para consulta ao acervo;
  • Seis computadores para acesso a internet;
  • Mesas para uso de notebooks;
  • Área de estudo individual e mesas com cadeiras para grupos.

No segundo ambiente encontram-se:

  • O acervo (livros, monografias e DVDs);
  • Armários (restrito para serviços da biblioteca)

A biblioteca possui assentos individuais e os assentos em grupo, disponibilizados em mesas com 4 ou 3 assentos cada.


ACERVO

A Biblioteca Machado de Assis disponibiliza ao usuário um cervo com mais de 5.267 itens, incluindo multimeios, periódicos, dicionários, enciclopédias e livros. É gerenciada pelo software Biblivre e seu acervo é classificado de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU).

Catálogo da Biblioteca
Acesse o sistema da biblioteca clicando no link: BibLivre (Em breve)


DOCUMENTOS

O empréstimo domiciliar concede até três livros por sete dias. Para efeito de contagem de dias, são considerados fins de semana, feriados e pontos facultativos. Aos servidores é permitido até quatro títulos.

O empréstimo domiciliar será permitido somente aos alunos e servidores, mediante apresentação da carteira da biblioteca. Para obtê-la, é necessário providenciar documento de identificação (RG, Carta de Habilitação, Conselho de Classe), comprovante de endereço e duas fotos (3×4) para preenchimento de formulário próprio.

O Nada Consta da Biblioteca poderá ser solicitado nos seguintes casos: alunos (para fins de diploma, declarações, certificado, rematrícula, transferência, trancamento ou cancelamento de matrícula); servidores (para fins de remoção, redistribuição, exercício provisório, exoneração, vacância, licenças ou afastamentos legais).

O usuário só receberá o NADA CONSTA após quitar todas as pendências existentes com a Biblioteca. O referido documento só poderá ser solicitado pelo próprio usuário ou por seu representante legal no balcão de atendimento ou via e-mail (biblioteca.zedoca@ifma.edu.br). A solicitação deve conter nome completo do usuário, sua matrícula, curso, documento de identificação com foto (quando atendimento for presencial).

A ficha catalográfica é um bloco de texto que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e encontrar uma publicação no acervo de bibliotecas. Elas devem ser elaboradas por bibliotecários graduados e com registro profissional ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia da sua região.

No Brasil, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas as publicações monográficas, conforme estabelecido no artigo 6 da Lei Federal 10.753/03, Para uma ficha catalográfica ser considerada válida, ela deve estar assinada pelo bibliotecário responsável, conforme Resolução 184/17 do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Enviar o TCC por e-mail ao coordenador do Curso, com cópia para a biblioteca e entregar o TCC físico no momento de receber o Diploma.


Sites recomendados para realizar leitura de E-books gratuitos


TUTORIAIS


CONTEÚDO DIGITAL GRATUITO

Fim do conteúdo da página