Página Inicial > Notícias > Realizado encontro pedagógico do 1º semestre de 2021

Realizado encontro pedagógico do 1º semestre de 2021

Encontro aconteceu nos dias 29 e 30 e teve como tema Ensino, Pesquisa e Extensão: formação integral e transformação social
  • publicado 10/08/2021 18h54
  • última modificação 10/08/2021 18h54

Com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: educação integral e transformação social”, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca realizou, nos dias 29 e 30 de julho, o Encontro Pedagógico 2021.1. O evento marcou o início do ano letivo de 2021 e trouxe oportunidades de diálogo e reflexões sobre questões pedagógicas, administrativas e institucionais. Participaram do evento professores, técnicos administrativos e também os alunos que compõem o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do campus Zé Doca, uma participação importante para enriquecer as discussões e troca de experiências.

O tema do encontro se propôs a discutir e incentivar as ações desenvolvidas nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, fortalecendo os pilares que constituem a identidade da nossa instituição de ensino e reforçar a necessidade de reafirmamos tal identidade em nossas práticas pedagógicas. As palestras contaram com profissionais do campus como a professora Daiane Leite Chaves Bezerra, que abordou a importância dos projetos integradores e da interdisciplinaridade para a formação dos estudantes, assim como do professor Taciano Pessoa, que destacou o lugar da pesquisa em nosso projeto educacional e social. Contamos também com a participação da psicóloga da reitoria Renata Trovão, que abordou a temática da saúde mental no retorno ao trabalho híbrido/presencial, da diretora-geral do Campus São Luís – Centro Histórico, Luciene Amorim, que falou sobre diferentes formas de ensinar e aprender na perspectiva do ensino remoto; e da fisioterapeuta Maiara Luciano de Gois da Silva, que trouxe informações importantes quanto ao “Autocuidado Postural” durante o trabalho remoto.

O encontrou também alinhou as orientações para o ano letivo que se inicia com informações sobre calendário letivo e procedimentos didático-pedagógicos, possibilitando o diálogo e a construção coletivo de mais um ciclo de aprendizagens para todos.