Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Gestão do Campus tem reunião virtual com parlamentar
Início do conteúdo da página Notícias

Gestão do Campus tem reunião virtual com parlamentar

Em encontro com representantes do Instituto, deputado Gastão Vieira conheceu ações institucionais e prometeu apoio
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 07/07/2021 10h08
  • última modificação 07/07/2021 11h02

O potencial do campus do IFMA em Zé Doca para a Região do Alto Turi foi tema de reunião que representantes do Instituto tiveram com o deputado federal Gastão Vieira. No encontro virtual, ocorrido no dia 25 de junho (sexta-feira), a diretora-geral Vera Rejane Gomes e uma equipe de servidores apresentaram a oferta de cursos regulares e o desenvolvimento de projetos em pesquisa e extensão do Campus Zé Doca, e trataram do apoio do parlamentar para o fortalecimento da educação profissional na região.

Dentre os representantes do Campus Zé Doca, o professor Taciano Pessoa (Agronomia), que chefia o Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DPPGI), fez exposição das ações da pasta. A chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI), docente Jane de Oliveira (Sociologia), ressaltou a importância do IFMA na promoção da transformação social e o alto nível técnico de seus servidores na promoção de educação pública e de qualidade.

Mas as dificuldades na estrutura física dos prédios e de equipamentos tecnológicos mais novos que precisam ser adquiridos também pautaram a reunião com Gastão Vieira. Os servidores Wdson Mendonça (químico/técnico de laboratório) e Rogério dos Santos (diretor de Administração e Planejamento) informaram ao deputado que tais dificuldades decorrem do fato de os institutos federais não possuírem orçamento para investimento e para compra de materiais permanentes.

Sobre a pauta, Vera Rejane Gomes considerou que a reforma do prédio central do Campus Zé Doca e a compra de equipamentos tecnológicos e de laboratórios são prioridades da sua gestão. Segundo ela, o fortalecimento das parcerias junto aos parlamentares tornará mais fácil alcançar com êxito a execução das atividades e ações desenvolvidas na própria instituição de ensino.

Parlamentar

Gastão Vieira é advogado e se encontra no sexto mandato como deputado federal, já tendo sido presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e secretário de Educação do Maranhão. Em seu trabalho no setor público, foi autor de ações favoráveis à educação no Estado, e inclusive articulou politicamente a construção do Campus Zé Doca, no qual hoje brotam os frutos: não apenas através da qualificação profissional, com a oferta de cursos regulares, mas também por meio de seus servidores, que atuam na execução de vários projetos que contribuem diretamente com o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Zé Doca e municípios vizinhos. O parlamentar ressaltou a importância dos institutos federais (em particular o IFMA e o Campus Zé Doca) e se comprometeu em contribuir com a resolução de algumas das demandas apresentadas pela equipe. Durante a reunião, Gastão Vieira postou em suas redes sociais o encontro e demonstrou-se bastante satisfeito.

Fim do conteúdo da página