Página Inicial > Notícias > Gestão do Campus tem reunião virtual com parlamentar

Gestão do Campus tem reunião virtual com parlamentar

Em encontro com representantes do Instituto, deputado Gastão Vieira conheceu ações institucionais e prometeu apoio
  • publicado 07/07/2021 10h08
  • última modificação 07/07/2021 11h02

O potencial do campus do IFMA em Zé Doca para a Região do Alto Turi foi tema de reunião que representantes do Instituto tiveram com o deputado federal Gastão Vieira. No encontro virtual, ocorrido no dia 25 de junho (sexta-feira), a diretora-geral Vera Rejane Gomes e uma equipe de servidores apresentaram a oferta de cursos regulares e o desenvolvimento de projetos em pesquisa e extensão do Campus Zé Doca, e trataram do apoio do parlamentar para o fortalecimento da educação profissional na região.

Dentre os representantes do Campus Zé Doca, o professor Taciano Pessoa (Agronomia), que chefia o Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DPPGI), fez exposição das ações da pasta. A chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI), docente Jane de Oliveira (Sociologia), ressaltou a importância do IFMA na promoção da transformação social e o alto nível técnico de seus servidores na promoção de educação pública e de qualidade.

Mas as dificuldades na estrutura física dos prédios e de equipamentos tecnológicos mais novos que precisam ser adquiridos também pautaram a reunião com Gastão Vieira. Os servidores Wdson Mendonça (químico/técnico de laboratório) e Rogério dos Santos (diretor de Administração e Planejamento) informaram ao deputado que tais dificuldades decorrem do fato de os institutos federais não possuírem orçamento para investimento e para compra de materiais permanentes.

Sobre a pauta, Vera Rejane Gomes considerou que a reforma do prédio central do Campus Zé Doca e a compra de equipamentos tecnológicos e de laboratórios são prioridades da sua gestão. Segundo ela, o fortalecimento das parcerias junto aos parlamentares tornará mais fácil alcançar com êxito a execução das atividades e ações desenvolvidas na própria instituição de ensino.

Parlamentar

Gastão Vieira é advogado e se encontra no sexto mandato como deputado federal, já tendo sido presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e secretário de Educação do Maranhão. Em seu trabalho no setor público, foi autor de ações favoráveis à educação no Estado, e inclusive articulou politicamente a construção do Campus Zé Doca, no qual hoje brotam os frutos: não apenas através da qualificação profissional, com a oferta de cursos regulares, mas também por meio de seus servidores, que atuam na execução de vários projetos que contribuem diretamente com o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Zé Doca e municípios vizinhos. O parlamentar ressaltou a importância dos institutos federais (em particular o IFMA e o Campus Zé Doca) e se comprometeu em contribuir com a resolução de algumas das demandas apresentadas pela equipe. Durante a reunião, Gastão Vieira postou em suas redes sociais o encontro e demonstrou-se bastante satisfeito.