Página Inicial > Notícias > Ex-aluna do IFMA é aprovada em duas universidades inglesas

Ex-aluna do IFMA é aprovada em duas universidades inglesas

• publicado 01/07/2021 14h11
  • última modificação 01/07/2021 14h12

Uma trajetória de superação e conquistas está sendo construída por Érica Soares, ex-aluna do curso técnico em Análises Químicas do IFMA Campus Zé Doca. Hoje estudante de Economia da UFPI, Érica acaba de ser aprovada em duas universidades britânicas: a Brunel University of London e a University of Liverpool, onde ela optou por concluir sua graduação.

A estudante fez o Ensino Médio integrado no IFMA de 2016 a 2018, período descrito por ela como uma verdadeira revolução na sua vida. Érica viveu o Campus Zé Doca intensamente, evoluiu e descobriu que queria ser a sua melhor versão. Foi líder de classe e presidiu o grêmio estudantil. Em um determinado momento, conseguiu se recuperar de problemas pessoais graças ao suporte psicológico do Instituto e ao refúgio que encontrou em linguagens artísticas como o teatro e a música.

Logo depois de concluir a formação no IFMA, a estudante ingressou no curso de Quimica da UFPI, mas percebeu que queria mudar de área. Foi assim que ela se encontrou na graduação em Economia. Érica se destacou não apenas pelas notas consideravelmente boas, mas pelo trabalho fora da sala de aula também.

É diretora comercial da empresa júnior do curso, onde descobriu seu amor pela inovação. Sua equipe conseguiu ser premiada em um dos maiores eventos de empreendedorismo jovem pelo trabalho com uma solução inovadora para o Geoparque Aspirante Seridó, no Rio Grande do Norte, que em breve poderá se tornar o segundo do Brasil reconhecido pela UNESCO e o sexta da América Latina.

Pouco tempo depois, ela teve a oportunidade de realizar outro sonho: cursar paralelamente Relações Internacionais. Atualmente, a estudante está no sexto módulo. Érica já tinha o desejo antigo de participar da internacionalização, chegando a estudar por conta própria vários idiomas – o que rendeu um espanhol avançado, inglês intermediário-avançado e francês básico.

Recentemente, Érica se candidatou para quatro universidades no Reino Unido. Obteve êxito na Brunel University of London, que é uma das mais renomadas instituições ligadas à inovação de Londres, e na University of Liverpool, que é uma das 150 melhores instituições de todo o mundo, e uma das 100 melhores escolas de negócios de todo o mundo. A estudante optou pela University of Liverpool.

A todos os estudantes, Érica deseja transmitir uma mensagem de otimismo e coragem: “Hoje sei que meu propósito de vida, algo que me levou anos para entender, é que simplesmente vim para deixar o mundo um pouco melhor do que cheguei; não necessariamente por ter um coração extremamente bondoso, mas porque sou uma grande sonhadora, e o mundo precisa de pessoas assim. São os sonhadores que transformam o mundo”, comenta.

Já a diretora-geral do Campus Zé Doca, professora Vera Rejane Gomes, afirma que o caminho até um determinado objetivo pode ser bastante cansativo. “No entanto, é importante persistir e não permitir que as dificuldades impeçam de conquistar todos os seus sonhos”, conclui.