Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMA Zé Doca colam grau em solenidade virtual

Estudantes do IFMA Zé Doca colam grau em solenidade virtual

O ato aconteceu no dia 7 de abril e foi transmitido pelo YouTube
  • Cláudio Moraes
  • publicado 09/04/2021 18h12
  • última modificação 09/04/2021 18h17

Vinte e nove estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca receberam a outorga de grau, na quarta-feira (7/04) pela conclusão dos cursos superiores de tecnologia em Alimentos e licenciaturas em Matemática e Química. A solenidade ocorreu de forma remota, por conta das medidas sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19, com suporte do google meet e transmissão pelo canal do YouTube do campus.

O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, afirmou que a instituição está no caminho certo. “Não iremos sucumbir nem retroagir de diante qualquer dificuldade que se apresente, pois educação se faz com esforço e dedicação”, ponderou.  Ele destacou, ainda, a inserção do Campus Zé Doca no contexto da história de fortalecimento e interiorização da rede federal de educação profissional no estado. “Foram necessários 70 anos para que a instituição ofertasse o primeiro curso superior, mas o campus Zé Doca, em seus 12 anos de existência, já vem entregando novos profissionais à sociedade”, pontuou.

Carlos César também fez referência aos impactos da pandemia na sociedade. “O mundo vai ser diferente e precisamos de profissionais diferenciados”, assinalou. “Esperamos que vocês tenham espírito empreendedor e de cuidado com o meio ambiente”, prosseguiu. “Façam a diferença, não parem por aqui, se capacitem, estudem, sejam pessoas sempre empenhadas em melhorar e coloquem em prática, além dos conhecimento científicos adquiridos, a formação humana, fazendo a diferença no tratamento humano”, recomendou.

O pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Gomes, afirmou que o momento era de alegria e celebração, num momento de tanta dificuldade. “O IFMA está muito orgulho desse momento, por possibilitar um novo horizonte e novos caminhos a vocês que são a nossa motivação”, disse. “Esse diploma é resultado de um esforço coletivo e este é um momento de coroamento, é o IFMA transforma vidas pela educação”, finalizou.

A concludente do curso de licenciatura em Química e oradora oficial, Ranyelle Oliveira da Silva, ressaltou a importância e dedicação dos professores. “Conhecemos outros pais e outras mães”, disse. “Fomos presenteados com professores que nos deram tempo além do seu horário de trabalho, nos deram luz para enxergar melhor a caminhada”, prosseguiu. “A importância do que foi vivido jamais será apagado, este é um prêmio de superação, pois foi um investimento de fé, esperança, ousadia e coragem”, enalteceu.

Para a diretora geral do IFMA Campus Zé Doca, Vera Gomes, “momento de alta relevância social, destacou o ano desafiador. “Vocês superaram adversidades, como ansiedade, tensões, angústias e o contágio da Covid-19 entre familiares e amigos”, relembrou. “Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho, pois vocês passam a ser sujeitos ativos do processo em busca de soluções para os problemas de nosso país”, assinalou. “Vocês estarão representando o IFMA no mundo do trabalho e na sociedade”, frisou.

Paraninfo do curso de licenciatura em Química, professor Emannuel Osório, fez o reconhecimento aos familiares e amigos dos formandos, pelo incentivo que forneceram a cada um. “Vocês vão entrar agora em novo ciclo de sua vida, é o primeiro passo da trajetória profissional de vocês”, apontou. “Vocês vão passar a ser exemplo em suas cidades por causa do êxito que lograram e, agora, tem uma responsabilidade muito grande em formar cidadãos críticos”, afirmou.

O concludente do curso de Tecnologia em Alimentos, Daniel Conceição, fez a leitura do juramento. Ele também foi lido por Rubicleia Araújo, única concludente do curso de licenciatura em Matemática. O fato deu ensejo ao reitor Carlos César Teixeira em ressaltar a necessidade da luta contra a desigualdade de gênero. Ele também fez um registro de homenagem a Maycon Rangel, servidor da Assessoria de Comunicação do IFMA falecido em 23 de março deste ano, pelo dia dos jornalistas (7/04).

Participaram, ainda, da solenidade virtual, os pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles; de Extensão, Carlos Alexandre Amaral; de Administração, Lucimeire Castro; a diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Zé Doca, Elãine Dourado; os coordenadores dos cursos de licenciatura em Matemática, Cassio de lima; de licenciatura em Química, Luzilene Rosas;  de Tecnologia em Alimentos, Marcelo Marques; os paraninfos das turmas, Emannuel Osório (Química) e Lisandra Carvalho (Alimentos), e o patrono Marcos Luz (Alimentos) e a patronesse Thayse Messias (Química).

Para rever a solenidade virtual, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=adMhZVll8b8