Página Inicial > Notícias > Aluna do Campus é aprovada em mestrado da UFPI

Aluna do Campus é aprovada em mestrado da UFPI

Aluna iniciou os estudos no campus em 2014.
  • publicado 28/01/2021 18h02
  • última modificação 28/01/2021 18h02

Ranyelle Oliveira da Silva, aluna do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Química em nível de mestrado (biênio 2021-2022) pela Universidade Federal do Piauí. Sua Linha de Pesquisa é voltada para o ensino de química a alunos com necessidades educacionais especiais.

Ranyelle Oliveira da Silva, conhecida como Rany por todos, iniciou seus estudos no IFMA Campus Zé Doca em 2014, no curso técnico em Petroquímica. Desde então, seu vínculo com a instituição se fortaleceu mais ainda. Em 2016, ingressou na graduação, em licenciatura em Química.

A atuação de Ranyelle durante todos esses anos se deu para além das aulas e laboratórios de química. Dona de uma personalidade versátil, forte e muito sensível ao mundo e às demandas daqueles que são diferentes, participou ativamente do Grupo de Estudos e Práticas Artísticas Teatrais (GEPAT), sob orientação da professora. Karina Veloso, desenvolvendo estudos, pesquisa e extensão sobre teatro.

Ainda em 2016, por conta dos seus interesses múltiplos, iniciou sua aprendizagem de Libras e se envolvendo com as demandas e questões da Educação Especial. Assim, passou a integrar o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) como monitora de atendimento educacional especializado, participando dos projetos de pesquisa e extensão, como eventos, cursos, minicursos, oficinas e formações ministradas, e atuando no atendimento aos alunos com deficiência do campus.

No âmbito específico da pesquisa, é discente pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Culturas da/na Escola (IFMA Campus Zé Doca), certificado pelo CNPq, estando sob orientação do professor Márcio Arthur. Nesse sentido, desenvolve pesquisas sobre hábitos e práticas de leitura, educação especial e inclusiva, feminismo, gênero e diversidade na escola. Com vistas à divulgação das pesquisas e ações de extensão desenvolvidas, participou de diversos congressos e eventos acadêmicos de modo ativo através de apresentações de pôsteres e comunicações orais. Atualmente, seu estudo monográfico investiga a trajetória, presença e atuação das mulheres docentes da área de química no IFMA, buscando compreender as práticas discursivas acerca de gênero e ciência.

A diretora-geral do campus Zé Doca, Vera Rejane Gomes, recebeu com grande satisfação a informação sobre a aprovação da aluna no Mestrado, o que, segundo a mesma, culmina toda a trajetória de Ranyelle desde o início dos seus estudos. “Parabenizo a Ranyelle pela sua conquista no mestrado em Química pela UFPI. O time do IFMA Campus Zé Doca está feliz por ver sua aluna galgar mais um degrau na etapa escolar, pela sua competência e dedicação, e torce pelo sucesso na vida profissional e pessoal. Nesse sentido, agradecemos e parabenizamos todos os professores e técnicos administrativos do campus por contribuírem para uma aprendizagem significativa no percurso escolar”, destaca a diretora.