Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus produz e doa materiais de prevenção à Covid-19
Início do conteúdo da página Notícias

Campus produz e doa materiais de prevenção à Covid-19

A cada 15 dias, a instituição produz 50 litros de produtos como álcool em gel, água sanitária e desinfetantes, que são doados para hospitais e pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 28/09/2020 11h59
  • última modificação 28/09/2020 11h59

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca vem desenvolvendo ações sociais de prevenção, conscientização e combate ao novo Coronavírus. Com o projeto Ações extensionistas do Campus ZDC no combate à pandemia da Covid-19, formado por bolsistas e voluntários dos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática e de Tecnologia em Alimentos, a unidade produz quinzenalmente 50 litros dos seguintes produtos: álcool em gel, álcool glicerinado, água sanitária, solução de ácido hipocloroso, desinfetantes concentrados e detergente neutro para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Equipe executora do projeto na área de Química

De acordo com os coordenadores do projeto, os professores Sebastião Cidreira e Jane Nascimento e o técnico administrativo Makson Rodrigues, estas ações de combate à pandemia da Covid-19 eclodiram a partir de uma inquietação: o Campus Zé Doca ser um polo de Química e poder exercer sua função social por meio da produção e doação de produtos de limpeza e higienização para à sociedade zedoquense como uma forma de prevenir e combater o novo Coronavírus e ajudar a salvar vidas.

Logo após a fabricação, os produtos são doados para as Unidades Hospitalares do município de Zé Doca, em especial para o Hospital de Campanha no enfrentamento da Covid-19. Além disso, são doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradoras de bairros circunvizinhos ao campus.

Doação dos produtos para o Hospital de Campanha de Zé Doca

O bolsista Vandenilso Macedo, acadêmico do 5° período de Licenciatura em Química, relatou sua satisfação em participar do projeto de extensão do Campus Zé Doca. “ É um grande prazer ajudar na produção de saneantes, ampliar nossos conhecimentos na área de produtos de desinfecção, limpeza e higienização e principalmente sentir-nos mais úteis, mais humanos, praticando atos de solidariedade, estendendo as mãos para as pessoas que necessitam de calor humano em tempos de pandemia”, destacou.

Doação dos produtos para as comunidades do entorno do campus

Vale ressaltar que os servidores do IFMA (corpo docente, corpo discente, direção geral, técnicos administrativos e terceirizados) estão envolvidos direta ou indiretamente na construção de novos caminhos junto à comunidade fazendo o uso do saber científico e tecnológico como ferramenta para minimizar os impactos do novo Coronavírus na vida da população. Assim sendo, formou-se uma equipe multidisciplinar e com esforço conjunto do Grupo de Pesquisas em Análises Químicas Sustentáveis (GPAQS), do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI), da Coordenação de Assuntos Pedagógicos (CAP), do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais Específicas (NAPNE), das Coordenações dos Cursos de Licenciatura em Química e em Matemática e do Curso em Tecnologia de Alimentos, com fomento da Direção Geral (DRG) e da  PROEXT, o Campus Zé Doca sentiu-se desafiado a direcionar uma série de ações extensionistas para contribuir com a sociedade zedoquense no combate à pandemia da Covid-19, quer sejam para redimir o avanço do novo Coronavírus, quer seja para suavizar danos econômicos, emocionais, psicológicos por ele provocados. Neste contexto, destaca-se para o momento, a fabricação de produtos químicos destinados à limpeza e à higienização.

O projeto é fomentado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (PROEXT) do IFMA, através da orientativa nr. 01/2020 do Edital 1/2020 Fluxo contínuo/ Proext, que apoia financeiramente ações de extensão para prevenção e enfrentamento da Covid-19, consoante declaração de pandemia instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 11 de março deste ano.

Fim do conteúdo da página