Página Inicial > Notícias > Alunos promovem projeto Cuide-se

Alunos promovem projeto Cuide-se

Atividades foram desenvolvidas no mês de junho, com o objetivo de chamar a atenção para o cuidado com a saúde.
  • publicado 04/07/2019 11h17
  • última modificação 04/07/2019 11h17

Os alunos do Curso Técnico em Biocombustíveis, na disciplina de educação física, com apoio do departamento médico do IFMA/Campus Zé Doca, desenvolveram, durante o mês de junho até o dia 2 de julho, o projeto Cuide-se, voltado para o bem estar das pessoas. Entre as atividades, foram oferecidas dicas e informações para o cuidado com a mente, o corpo e espírito, com o objetivo de chamar a atenção para o autocuidado em relação à saúde e a melhoria da qualidade de vida.

Os temas foram trabalhados por diferentes grupos dentro das turmas de 1º, 2º e 3º anos de biocombustíveis, em forma de ‘gamificação’. As atividades propostas, como a criação de um logotipo para o projeto, a confecção de um vídeo e fotos com tutorial para realização de atividades físicas e a criação de um móvel a base de material reciclado, acumulavam pontos para quem as cumprisse.

Entre as ações, os alunos do 2º ano realizaram uma caminhada com paradas em pontos estratégicos da cidade, conscientizando a população com informações relacionadas aos seus temas. Já os alunos do 3º ano foram às ruas em busca de parcerias para a realização de uma feira de qualidade de vida. A culminância do projeto ocorreu no dia 2 de julho, com a realização de uma feira de qualidade de vida, no Ginásio Poliesportivo da Escola CEMA, com 15 stands para visitação, sorteio de brindes e programação cultural. O grupo vencedor, do 3º ano, que defendeu o subtema “Biotipos e exercícios físicos”, foi premiado com uma viagem para São Luís – MA.

Participaram da solenidade de abertura da feira a diretora do IFMA Campus Zé Doca, professora Davina Camelo Chaves; o coordenador do evento, professor João Batista Ferreira Correa; a diretora da Escola CEMA, professora Edna Freitas Santos; a Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Zé Doca, Maria de Lourdes Silva Lima; e a enfermeira do campus, Solange Santos.

A professora Davina Camelo Chaves agradeceu a presença e a colaboração de todos. Ela parabenizou o envolvimento dos alunos do Curso de Biocombustíveis com o projeto e reiterou a importância do cuidado com a mente e o corpo para o futuro das pessoas.  A professora Edna Freitas Santos enalteceu a importância da conscientização do “cuidar-se”, parabenizando a equipe de organização e os alunos envolvidos. Já o professor João Batista Ferreira Correa agradeceu a colaboração da direção e demais servidores do campus e o empenho dos alunos na realização do projeto. Ele destacou a relevância das ações de cada grupo para a conscientização em relação as práticas saudáveis e informou que a inspiração para o projeto veio do livro Saber Cuidar, de Leonardo Boff.