Página Inicial > Notícias > Campus promove II Seminário de Matemática e Química

Campus promove II Seminário de Matemática e Química

Evento possibilitou troca de saberes e conhecimentos entre a comunidade acadêmica do campus.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 24/06/2019 10h57
  • última modificação 24/06/2019 10h57

No período de 17 a 19 de junho, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca realizou o II Seminário de Matemática e Química (II SEMAQUI), com o tema Uma jornada acadêmica interdisciplinar. O evento de cunho científico-pedagógico foi promovido pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática, sob a coordenação do professor Sebastião Cidreira e do técnico em Laboratório (Química) Makson Rangel.

O seminário propiciou a socialização de saberes e conhecimentos entre a comunidade acadêmica do campus, envolvendo o ensino e tecnologia para a promoção de desenvolvimento e inclusão social. Durante o encontro, foram realizadas palestras, apresentação de trabalhos orais e em forma de banner, relacionados à temática central do evento. As atividades de cunho acadêmico-científico-cultural buscaram também a flexibilização do currículo, possibilitando a cada acadêmico fazer escolhas para melhor aproveitar suas habilidades, sanar deficiências e ampliar conhecimentos que contribuam para sua formação profissional, além de viabilizar experiências que contemplem as possibilidades de ingressar no mercado de trabalho de forma autônoma e, assim, colocar em prática o protagonismo na sociedade.

A solenidade de abertura foi realizada no dia 17 de junho, no Salão de Eventos do Campus Zé Doca. A mesa foi composta pela diretora de Desenvolvimento Educacional, Maria de Lourdes Silva Lima, no exercício da Direção geral; pelo coordenador da II SEMAQUI, Sebastião Cidreira; pela chefe do Departamento de Ensino, Elãine Christine Dourado; pelo professor Edson do Nascimento, representando a Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática; e pelo coordenador do PARFOR no Campus Zé Doca, Claudeny Portela.

“O II SEMAQUI do Campus Zé Doca foi realizado por causa dos alunos e para os alunos. Os discentes são o sujeito ativo da dicotomia ensino-aprendizagem. Sem a iniciativa dos mesmos, esse evento não teria acontecido. Neste sentido é gratificante contribuir com os discentes no sentido de reunir a massa estudantil do Campus Zé Doca, a fim de socializar e construir conhecimentos através da produção científico-tecnológica ocorrida no biênio 2018-1019”, destacou o professor Sebastião Cidreira.