Página Inicial > Notícias > Campus participa de atividade da campanha “Maio Amarelo”

Campus participa de atividade da campanha “Maio Amarelo”

Palestra integra conjunto de ações que visam reduzir o número de acidentes no trânsito.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 17/05/2017 10h59
  • última modificação 17/05/2017 10h59

Na manhã do dia 11 de maio, o público lotou o auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca para assistir à palestra “Minha escolha faz a diferença”. A palestra foi ministrada pelo chefe da 9ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), Iramir Garcia, e pelo coordenador de Educação para o Trânsito do Detran de Santa Inês, Antônio Gilson, e faz parte de um conjunto de ações educativas promovidas pelo Detran/MA no intuito de reduzir o número de acidentes de trânsito no Estado, integrando a campanha nacional “Maio Amarelo”.

A proposta da campanha é estimular a sociedade brasileira a pensar sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, construindo espaços de debate e de difusão de conhecimento sobre legislação e cuidados no trânsito.

Ao falarem sobre o evento, os palestrantes Antônio Gilson e Iramir Garcia explicaram que, para promover o Maio Amarelo no Maranhão, estão percorrendo diversas cidades da região com a campanha e destacaram a importância da parceria com instituições respeitadas como o IFMA, o que fortalece ainda mais os objetivos do movimento.

“A palestra foi de fundamental importância para que possamos nos conscientizar dos riscos que sofremos no trânsito quando não cumprimos com as devidas normas”, avalia Sarah Lorena Santos, estudante do 2º ano de Análises Químicas.

De acordo com a chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais do campus, Jane de Oliveira, destaca a importância de debater essas questões no espaço escolar. “O Campus Zé Doca, como um espaço educativo e de desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sempre se propôs a debater e difundir a educação no trânsito, desenvolvendo dentro e fora da instituição inúmeras atividades que estimulam os discentes a pensarem reflexivamente sobre a temática. É uma de nossas funções sociais, estimular o agir no trânsito conforme as leis e a partir do outro. É um eixo de construção da cidadania”.

Iramir Garcia (Detran/MA), Davina Chaves (diretora-geral do Campus Zé Doca) e Antônio Gilson (Detran/MA)