Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Projeto do IFMA treina produtores locais de leite
Início do conteúdo da página Notícias

Projeto do IFMA treina produtores locais de leite

  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Zé Doca
  • publicado 16/05/2017 16h39
  • última modificação 16/05/2017 16h39

Acontecerá no Auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca, no dia 19 de maio, das 08h às 12h, o lançamento do projeto de extensão Inova Leite. Com o evento, espera-se construir um espaço de discussão com a comunidade, pequenos produtores de leite, movimentos sociais, associações, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e não governamentais acerca do projeto. A participação no evento é aberta a todos que quiserem contribuir com o debate em torno da produção, comercialização, distribuição e consumo de leite e derivados na região do Alto Turi. Já confirmaram presença, representantes do poder público e de instituições da sociedade civil da região do Alto Turi.

Promovido pelo Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) e pela Coordenação do Curso de Tecnologia de Alimentos, Campus Zé Doca, o projeto visa compartilhar experiências, saberes e conhecimentos específicos a fim de solucionar problemas que envolvam a produção e o beneficiamento do leite com segurança, além de ser um espaço privilegiado para o estreitamento de relações acadêmico-profissionais e a criação de uma rede colaborativa entre os participantes. O projeto Inova Leite está sob a coordenação da professora Fátima Teixeira, e conta com a contribuição dos  professores Jane de Oliveira, Janmylla Ribeiro, coordenadora do curso de Tecnologia de Alimentos e o administrador Jhonny Gomes, além do apoio técnico, a convite, do médico veterinário, Madriano Christilis.

Dentro do Inova Leite, será oferecido um curso gratuito que servirá de estímulo ao desenvolvimento da produção leiteira da região do Alto Turi, permitindo a capacitação e acompanhamento de forma continuada por meio do treinamento técnico e científico em boas práticas de manipulação, de oficinas de beneficiamento do leite e sua transformação em produtos derivados, como queijos, iogurte, doces de leite e etc, além de noções de administração, cooperativismo e associativismo. O projeto também prevê a análise socioeconômica das famílias dos participantes contemplados pelo curso, possibilitando a construção de dados acadêmicos indispensáveis à realização de pesquisas científicas e à construção de políticas públicas. “acredita-se que o IFMA estará contribuindo substancialmente com a aquisição e transmissão do conhecimento científico e tecnológico, bem como com a transformação e desenvolvimento da economia e das condições sociais locais de trabalho e renda dos produtores de leite e de suas famílias para a melhoria das ações produtivas das propriedades e, assim, repercutir positivamente no sucesso de seus negócios, com o aumentar da disponibilidade no mercado interno, reduzindo custos para o produtor e facilitando a expansão da cadeia produtiva do leite”, explica a coordenadora do projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página